quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Camada de Serviços do Sonar - Consultas no Excel

Consultando indicadores do Sonar no Excel

 No post "Camada de Serviços do Sonar" aprendemos sobre a WEB API do Sonar que permite controlar muitas informações do projeto e criar as mais diversas consultas, vimos como identificar os identificadores dos indicadores (UAU, essa foi boa) de duas formas diferentes, então, veja esse post caso tenha dúvidas sobre como customizar suas consultas.

Vamos então importar um relatório no excel que vai listar os indicadores "Linhas de Código" (ncloc) e "Total Quality" (total-quality). A consulta do nosso exemplo é exatamente a mesma que criamos no post anterior. Porém é importante ressaltar, o formato deve ser xml. O Excel não trata nativamente o formato "json", por isso é necessário forçar o xml.

Copie a consulta abaixo:
http://localhost:9000/api/resources?metrics=ncloc,total-quality&format=xml

Passo a passo

Abra uma planilha do Excel nova, clique no menu Dados, no grupo "Obter Dados Externo" clique no botão: "Da Web", será exibido um diálogo como da imagem abaixo, copie o link da imagem acima e cole no diálogo. Será exibido o XML com o resultado da consulta listando todos os projetos do servidor com as duas métricas.

Consulta de projetos do Sonar no Excel

Clique no botão "Importar", será exibido um diálogo indicando que não há um esquema. Clique em sim, para o Excel gerar automaticamente esse mapeamento e importar os dados.

Confirmação de geração de esquema

 Escolha o posicionamento inicial da tabela que será gerada e clique em "Ok" para gerar a tabela.

Posicionamento da Tabela

Pronto, geramos nossa tabela com a consulta de projetos do Sonar, veja que ela apresenta os dados do projeto e as métricas de cada projeto.

Tabela gerada no Excel

Depois de criada a tabela da consulta, sempre que quiser atualizar os dados do serviço basta clicar com o botão direito nela e escolher a opção "Atualizar valores", o Excel vai conectar no Sonar e trazer os valores atualizados da sua consulta, inclusive para novos projetos.

Concluindo...

Esse post é apenas o primeiro passo para integração com o Excel. Você pode importar sua tabela para uma planilha "Dados" e utilizar ela para filtrar informações em outras planilhas, por exemplo, uma lista de projetos com uma quantidade limitada de indicadores, ou gerar quantitativos ou formulas a partir dos indicadores dos projetos consultados.

Eu tentei gerar um exemplo de Excel que trate as informações dos indicadores, mas confesso, não sou especialista em Excel e estourei meu prazo tentando achar uma solução para isso. Por isso vou deixar como dever de casa para que cada especialista em Excel trate as planilhas conforme as necessidades da sua organização.

Bom, espero que tenham se divertido tanto quanto eu e aguardem por novidades.

Atenciosamente,
Erick Ferreira Marques da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário